Antes dos Treinos
Antes dos meus treinos, faço um lanche leve, de preferência rico em carboidratos. Procuro estar sempre bem hidratada e evito sempre qualquer bebida alcoólica. Evito comer qualquer coisa pelo menos uns 20 minutos antes do início do treino. Gosto de estudar os meus treinos antes de realizá-los, leio a planilha, visualizo mentalmente o que irei fazer e procuro preservar pensamentos positivos. Separo com antecedência as roupas e/ou materiais que irei utilizar nos treinos.

Durante os treinos
Dependendo da intensidade e volume dos treinos, pode ser necessário o uso de gel de carboidrato para ingerir durante a atividade. Para quem não se adapta aos géis, uma boa opção é a bananinha (doce de banana em barrinha). No treino de natação, uma boa opção é deixar na borda da piscina uma garrafinha com alguma bebida esportiva para repor a energia, como por exemplo, a maltodextrina.
Durante o pedal, gosto de prender um sachê de gel de carboibrato no quadro da bike com uma fita adesiva, acho mais prático do que carregar no bolso. Nos momentos mais difíceis dos treinos, procuro repetir mentalmente frases que me estimulam, busco pensamentos positivos e de superação. Se percebo que a qualidade do movimento que estou executando durante o treino, começa a cair (seja corrida, natação ou pedal), paro um instante, respiro profundamente e recomeço. Treino sem qualidade não vale à pena, é melhor um treino mais lento com os movimentos adequados e corretos do que um treino intenso executado de qualquer forma. Não treino ouvindo músicas, gosto de ouvir meu corpo, minha respiração e minhas passadas. Sugiro àqueles que treinam com música, experimentar pelo menos um dia de treino escutando somente a si próprio. Pode ser uma experiência interessante, além de ser muito mais seguro.

Após os treinos
Após os treinos, gosto de ingerir carboidratos de fácil absorção como frutas, água de coco ou bebida esportiva e também algumas porções de proteínas. Após os treinos gosto de anotar meus tempos, os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Todas as anotações que faço, depois são apresentadas e discutidas com meu treinador. A afinidade entre atleta e treinador é um elemento fundamental para o sucesso na prática esportiva. Uma boa noite de sono é fundamental, nosso corpo precisa se recuperar dos esforços já exercidos e se preparar para os que ainda estão por vir. Já não é mais novidade que o descanso faz parte do treino.

Bons treinos, galera!

XAN Figueiredo
Triatleta – Ztrack