Você que está disposto a iniciar seus treinos de corrida, preparamos vários itens para que você entre com o pé direito e sua atividade física seja, além de gratificante, mais uma forma de conquista de saúde e benefícios emocionais que você nunca imaginou ter!!!

Fazer um check-up:
Hoje em dia muitas empresas já realizam check-up em seus colaboradores, mas se sua empresa não está nesta lista procure você mesmo um clínico geral ou um cardiologista (de preferência um que tenha experiência com esportes) e explique suas necessidades para que ele sugira alguns exames específicos para que você tenha uma noção básica de sua saúde e possa levar, se desejar, estas informações para um preparador físico ou utilize você mesmo os dados para um melhor aproveitamento de seus treinamentos.

Leitura técnica:
Hoje em dia muitas revistas de esporte ou portais profissionais trazem informações do dia-a-dia de seus treinamentos alem de colaborar através de contatos por email com profissionais da área que ajudarão em sua evolução.

Equipamentos:
Tênis específico para seu tipo de pisada, roupas que colaboram com a troca de suor para o meio externo, meias sem costuras que evitam bolhas, frequencimetros, aparelhos de GPS e etc. São muitos os equipamentos que poderão ajudar nos treinos, basta você saber ao momento certo de utilizá-los e a forma correta.

Melhor horário:
Cada vez mais os fatores climáticos interferem na sua saúde e no seu desempenho. Com isso realizar sua corrida em um horário bem cedo ou no final da tarde é o mais indicado para o bom resultado de seus treinamentos.

Protetor solar:
Se sua corrida for realizada em local aberto os dias sem sol acabam enganando muitas pessoas que sentem sua pele queimada após a atividade, por isso esteja sempre protegido.

Evolução do programa:
Não tenha pressa em sua evolução, seu organismo é dividido em vários sistemas e em resposta ao estimulo dos treinamentos alguns destes sistemas tem uma evolução mais lenta do que outros. O sistema osteo-muscular é o que recebe mais os impactos dos treinamentos e é o que tem sua evolução mais lenta, sendo assim evoluir com cuidado e com ótima base é o segredo do sucesso!!

Aquecimento e alongamentos leves antes e depois da corrida:
Apesar de você ter conhecimento do treinamento que irá realizar com certeza o seu organismo não tem, sendo assim, perca um pouco do seu tempo com uma série de alongamento e aquecimento para que ele se prepare liberando seus hormônios e realizando um pré-aquecimento muscular para uma melhor performance.

Hidratação:
O equilíbrio hídrico do organismo é algo que deve ser mantido durante todo o seu treinamento, é como um automóvel que anda sem água no radiador.

Professor Zeca
Head Coach – Ztrack Esporte e Saúde