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Muitos alunos me perguntam sobre o funcional, quais são suas vantagens para a corrida, perguntam se podem trocar a musculação pelo funcional e com que frequência devem fazê-lo. Enfim, um monte de perguntas interessantes que no final, uma única resposta basta: “Varie os estímulos!”

Sim, variar os estímulos com uma prescrição adequada te faz ter uma performance melhor, ter melhores resultados, previnir lesões e alcançar seus objetivos.Claro que o conceito é bem amplo, mas do meu ponto de vista, em relação a corrida, funcional e musculação, todas estas atividades são complementares e podem contribuir para um objetivo final se bem direcionadas. O “funcional” nada mais é do que um conjunto de ações motoras que trabalham o corpo como um todo para que o indivíduo atinja sua meta, ou seja, funcional tem que ter “função” e direcionar o atleta ao seu objetivo seja ele o ganho de velocidade, seja a perda de peso, seja a flexibilidade, seja ganhar uma prova de corrida ou melhorar a qualidade de vida.

O treinamento funcional tem muito a ver com o trabalho de propriocepção (noção do corpo no espaço/ambiente), sendo assim os trabalhos em desequilíbrio, as pranchas, exercícios com alto grau de complexidade e de potência são incorporados ao seu repertório para que contribuam no rendimento do atleta. O core (parte central do corpo composto por abdômen, lombar, oblíquos e glúteo) é o centro das atenções do treinamento funcional porque é a estabilidade/postura dessa região, que faz os movimentos saírem com segurança e potência suficiente para gerar performance.

Fazer um treino híbrido é uma forma de otimizar seu tempo e sua performance. Na Ztrack, nas nossas células sempre organizamos os treinos voltados para a corrida, porém não esquecendo de fortalecimento e estabilização de acordo com o volume de treino dos nossos alunos. Mas e onde fica a musculação nisso tudo? Fazer um treino híbrido entre funcional e musculação além de otimizar sua performance faz com que o treino não fique monótono e gera motivação. Como disse anteriormente os estímulos se complementam e a sobrecarga necessária para você ganhar força com um grau maior de segurança é na musculação, por isso procure seu professor e converse com ele para alinhar seus horários para que você possa treinar e descansar sem danos a sua saúde!

Lembre-se de variar os estímulos e ter um bom descanso para estar pronto para o novo. Esta é a chave para uma ótima performance!

Professor Fellipe Franco
Ztrack Esporte e Saúde